quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Webquest: Desenvolvendo, Registrando e Avaliando a sua Prática

               “Desenvolvendo, Registrando e Avaliando a sua Prática” 

Realizei junto com o professor Victor Dias e os alunos do segundo ano uma atividade com webquest que durou nove aulas de 50 minutos. Pelas circunstâncias da escola onde atuo como supervisora, pude acompanhar poucos momentos  e participei ativamente mais no planejamento. Pude assistir  o primeiro contato dos alunos com a Webquest e percebi que apesar deles( alunos) utilizarem  a tecnologia , eles têm dificuldades de interpretar os textos e ficam perdidos nas tarefas. Mas mesmo com todos esses empecilhos eles ( os dois grupos que pude acompanhar) apresentaram  muito bem demonstrando que se prepararam para concluir o trabalho. Um dos grupos inclusive usou Datashow o que facilitou muito o entendimento sobre a economia na Rússia, a aluna disse que teve dificuldade em resumir o conteúdo. O grupo que apresentou sobre o Canadá e não utilizou recursos audiovisuais, teve mais dificuldade  e estavam visivelmente mais inseguros. Entretanto, quando são os próprios alunos que apresentam o conteúdo eles se interessam mais, possivelmente  tem um significado porque são seus pares que desenvolveram  a apresentação e estavam em igual situação em relação ao conhecimento.
 Com esse tipo de atividade eles desenvolvem muitas habilidades e competências e fortalecem a autoestima quando se veem capazes de protagonizar. Parte dos objetivos foi alcançada e para um próximo trabalho seria melhor utilizar essa estratégia da Webquest no 2º  3º bimestres,  para ter mais tempo no acompanhamento das atividades e feedback  antes das apresentações, isso poderá ser ajustado num próximo planejamento.
Eu aprendi muito que as novas estratégias devem ser discutidas em sala entre professores e alunos,  antes e durantes as novas estratégias de ensino. Pois a maioria das atividades na escola sempre há conflitos,  principalmente em relação a falta de diálogo. O ambiente escolar é  dinâmico e diverso  e exige dos  sujeitos atenção e organização para que não se percam os objetivos ao longo do processo. O planejamento deve ser claro e as atividades também bem organizadas em seus tempos e espaços e isso é uma das vantagens das Webquests. Contudo, a aprendizagem acontece de diversos modos, respeitando as diferenças individuais em seus tempos e de acordo com as singularidades.
Eu aprendi muito com essa atividade da Webquest e como sempre acontece no meu cotidiano me sinto ansiosa, as vezes angustiada por não conseguir participar de tudo que gostaria, pois a demanda de atendimentos da supervisão normalmente  é alta em relação ao tempo que temos. Mas penso que o pouco que participei durante as apresentações já deu para compreender o processo da webquest  e verificar que com o tempo os alunos ( e até outros professores) poderão assimilar  que é uma estratégia que facilita muito a organização do conteúdo, a autonomia,  a investigação e aprendizado.

Link de áudio



Nenhum comentário:

Postar um comentário