Observando a charge, para você educador com seu conhecimento sobre o Currículo Escolar, afirma a importância deste, no formar gente inteligente? De que forma?
Sendo assim é viável destacar que o currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico, ele viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Contribuindo com esta análise, Sacristán(1999,p.61) afirma que:
“O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior a escola e a educação; entre o conhecimento e a cultura herdados e a aprendizagem dos alunos entre a teoria (idéias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições. ’’
Após esta contribuição surgem questionamentos a você professor como:
- Qual a importância do currículo escolar dentro do Projeto Pedagógico da Escola?
- Qual a ligação entre currículo e seu dia a dia em sala de aula?
- Como vemos a contribuição do saber do aluno adquirido em sua vivência diária dentro do contexto escolar?
Alguns estudos realizados sobre currículo a partir das décadas de 1960 e 1970 destacam a existência de vários níveis de Currículo: O Currículo Real,Oculto e Prescrito.
Mas qual a diferença entre os tipos de Currículo? Você professor diferencia-os no contexto escolar?
Por isso é de fundamental importância termos claros os conceitos de que:
CURRÍCULO REAL, EM AÇÃO: O que será realizado em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação.
CURRÍCULO OCULTO, NULO: São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar. Que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.
Observando as considerações e o vídeo vamos refletir sobre o Currículo em nossa escola. Levando em consideração que é uma Escola de Educação Especial que atende alunos portadores de Deficiência Intelectual e Múltipla.
Discutindo os conceitos de currículo na educação especial vemos a interligação entre eles na importância da formação do aluno. Onde Currículo significa, neste caso, mais do que o elenco e a seqüência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um programa de escolaridade ou um curso.
Em termos práticos o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários programas e ciclos que tal plano pode contemplar conceito que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem.
Assim Currículo deve ser entendido na escola como um plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover.
O currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre a Gestão Escolar, Equipe Pedagógica,os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme a necessidade de cada aluno.
O currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre a Gestão Escolar, Equipe Pedagógica,os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme a necessidade de cada aluno.
Em seguida vemos bem claro como isso acontece em nosso dia a dia.
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