sexta-feira, 31 de outubro de 2014

LDB E PCN considerações importantes sobre o respeito as diferenças no ambiente escolar (professores)

ESCOLA ESTADUAL HENRIQUE DINIZ
Novembro de 2014

Estudo sobre o trabalho com a diversidade e respeito às diferenças

TÍTULO II
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
 Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando..
 Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
 I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
CEB nº 4/98 e a Resolução nº 2 de 1998  são diretrizes como referência para a organização do currículo escolar. Segundo esses documentos, as escolas deverão fundamentar suas ações pedagógicas em princípios éticos, políticos e estéticos.
Uma diretriz refere-se ao reconhecimento da identidade pessoal.... Na dimensão pessoal, a diretriz aponta para a necessidade de acolhida democrática pela escola das diversidades e peculiaridades de gênero, étnicas, etárias, socioeconômicas, culturais, psicológicas e físicas das pessoas implicadas diretamente com a educação escolar.
...Estratégias que permitam a expressão de níveis diferenciados de compreensão, de conhecimentos e de valores éticos, políticos e estéticos.
Parâmetros  propões desenvolvimento do conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;


 CURRÍCULO OCULTO
A orientação educacional tem o compromisso de auxiliar a escola em sua função socializadora, criando ou reformulando ações pedagógico-educacionais e favorecendo a articulação de valores que resultem em atitudes éticas no âmbito do convívio social. Ainda que a instituição não conte com um cargo específico para essa função, suas atribuições precisam ser realizadas no dia-a-dia.

Como esse campo se ocupa em desenvolver estratégias para a aprendizagem dos conteúdos atitudinais, um dos papéis mais importantes do orientador é gerenciar o currículo oculto. A maior parte dos problemas tradicionalmente enviados para a sala dele (exclusão de sala de aula, furto, briga, bullying, mau uso dos espaços coletivos, cola em provas, plágio de trabalho atitude de desrespeito ao professor) está vinculada a esses “conteúdos” que são ensinados e aprendidos de forma não explícita nas relações interpessoais que se constroem na escola.
Uma abordagem do especialista nas didáticas – essa é a especialidade do coordenador pedagógico –, ele deve ser capaz de identificar se a ação docente está de acordo com os princípios que norteiam o projeto pedagógico da escola.
Trata-se de promover coletivamente o abandono do discurso pessimista e paralisador do fracasso da escola e do aluno e debruçar-se sobre os obstáculos que precisam ser superados. Existem diversos aspectos que compõem uma boa parceria entre o educacional e o pedagógico. A seguir, alguns exemplos:

• Compartilhar as observações do cotidiano escolar que ajudem a descobrir os aspectos do currículo oculto.

• Problematizar temas relacionados à qualidade do convívio, tais como valores, uso do espaço coletivo, furtos, violência, questões de gênero, preconceito etc.

• Refletir sobre a formação ética do sujeito social por meio da análise dos temas transversais nas diversas disciplinas e da seleção dos temas sociais complexos e o momento mais apropriado para introduzi-los em situações de aprendizagem.

• Investigar a escola sob novos paradigmas, entrando em contato com a produção de teóricos da ciência, da sociologia e da psicologia da Educação.

• Compreender as características da diversidade da família moderna e seus impactos na Educação.

• Informar-se sobre as principais características dos alunos com necessidades educativas especiais e como garantir a socialização e a aprendizagem.

• Construir acordos educativos coletivos que comuniquem o resultado da reflexão da instituição sobre as práticas e sirvam de parâmetros para futuras ações.

A integração do educacional com o pedagógico só funciona nas escolas que acreditam e apostam na troca de experiências e saberes, com o apoio institucional necessário e a adesão de gestores e docentes que não temem buscar oportunidades para propiciar o desenvolvimento de suas competências profissionais.

CATARINA IAVELBERG (gestao@atleitor.com.br) é assessora psicoeducacional especializada em Psicologia da Educação.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Da Relação com o Saber: Elementos para Uma Teoria, Bernard Charlot, 96 págs., Ed. Artmed,
tel. 08000-703-3444, 38 reais
Escola e Cidadania, Philippe Perrenoud, 184 págs., Ed. Artmed, 44 reais
Orientação Educacional: Conflito de Paradigmas e Alternativas para a Escola, Mirian P. S. Zippin Grinspun, 216 págs., Ed. Cortez, tel. (011) 3611-9616

Estudos complementares:
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http://janetelaureth.blogspot.com.br/2012/09/introducao-aos-conceitos-de-curriculo.html


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