ATIVIDADE 1a DO GRUPO DA ESCOLA ESTADUAL HENRIQUE DINIZ
Esta atividade foi escolhida pelo grupo por desenvolver os multiletramentos através de uma metodologia participativa que promove o senso crítico dos alunos.
Feira de Cultura Henrique Diniz : Telejornal
A Escola Estadual Henrique Diniz de Belo Horizonte tem como meta a melhoria constante do processo ensino-aprendizagem, assim promove anualmente o Projeto Interdisciplinar. Em 2013 os professores de Geografia e Língua Portuguesa) observando os fortes protestos de Junho resolveram investigar, organizar, elucidar e refletir os motivos dos protestos anti-copa. Com os alunos do 3º ano do Ensino Médio (T334)
A turma resolveu construir um vídeo-jornal investigando e analisando os motivos dos protestos. O trabalho foi divido em etapas. A primeira etapa procurou-se as noticias acerca da economia brasileira no período 2012-2013, das questões politicas (2010-2012) e dos programas sociais (2008-2012). Por causa do grande comprometimento de todos os estudantes pudemos passar a segunda etapa rapidamente escolha das reportagens e noticias mais relevantes segundo os próprios estudantes. Importa dizer que paralelamente a feira de cultura o corpo docente continuava ministrando suas aulas dentro do planejamento pedagógico. Em relação à Geografia o conteúdo focava exatamente a Economia brasileira e seu grande desenvolvimento no período 2008-2012.Na terceira etapa a turma dividiu-se em grupos de trabalho com objetivos distintos; alguns produziram resumos das reportagens (os quais deram o nome de editoriais), outros pesquisaram como fazer um telejornal e um deles pesquisou os recursos de informática e audiovisual necessários para produção do trabalho.
A turma resolveu construir um vídeo-jornal investigando e analisando os motivos dos protestos. O trabalho foi divido em etapas. A primeira etapa procurou-se as noticias acerca da economia brasileira no período 2012-2013, das questões politicas (2010-2012) e dos programas sociais (2008-2012). Por causa do grande comprometimento de todos os estudantes pudemos passar a segunda etapa rapidamente escolha das reportagens e noticias mais relevantes segundo os próprios estudantes. Importa dizer que paralelamente a feira de cultura o corpo docente continuava ministrando suas aulas dentro do planejamento pedagógico. Em relação à Geografia o conteúdo focava exatamente a Economia brasileira e seu grande desenvolvimento no período 2008-2012.Na terceira etapa a turma dividiu-se em grupos de trabalho com objetivos distintos; alguns produziram resumos das reportagens (os quais deram o nome de editoriais), outros pesquisaram como fazer um telejornal e um deles pesquisou os recursos de informática e audiovisual necessários para produção do trabalho.
Na quinta etapa houve a gravação e na sexta etapa os estudantes escolheram as melhores interpretações e sétima etapa finalizou o vídeo.
No mês de outubro de 2013 o projeto Feira de Talentos teve sua culminância com as apresentações de todas as salas do noturno para comunidade escolar. A turma escolheu transformar a sala de aula numa sala de cinema para exibição do telejornal.
O resultado foi gratificante com a participação de todos os alunos do grupo e de outras salas que assistiam em rede https://www.youtube.com/watch?v=03wGG0k0z1s e comentavam o conteúdo do vídeo pode ser rediscutido em sala culminando numa ampla reflexão em torno da economia/ política e da compreensão do gênero textual escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário